1 de maio de 2016

Você escova os dentes antes ou depois de tomar café?




Todos os dias, eu escovo os dentes assim que acordo. Antes de tomar café. Depois eu tomo café e escovo os dentes de novo.

Calma, gente. Esse texto tem um propósito.

Em um dia do ano passado, eu estava conversando com dois amigos. Um amigo e uma amiga. E não sei como a gente entrou nesse assunto, mas sei que em um momento eu disse que só antes de ir para o SENAI, onde fazia curso técnico, eu escovava os dentes duas vezes. 

Pra minha amiga, isso não fez sentido nenhum, ela acordava, tomava café, escovava os dentes e saía de casa. Eu achei super estranho, sempre escovei os dentes antes (e depois).

Então meu amigo disse que ele não conseguia tomar café sem ter escovado os dentes antes, e se fosse pra escolher preferia sair de casa sem escovar depois de tomar do que tomar sem escovar antes (que frase confusa).

Nós realmente discutimos isso, tipo, quem ali estaria fazendo do jeito mais certo. Tanto que chegaram mais duas amigas para acalorar a discussão, uma escovava depois de tomar café, a outra fazia como eu.

Mas o ponto que quero tocar por trás dessa história é que por diversas vezes estamos tão acostumados com pensamentos rotineiros que tomamos aquilo como regra. O exemplo é muito bobo, e gostaria de acrescentar que foi uma discussão saudável (tenho amigos civilizados <3) mas independentemente disso, quando, na nossa cabeça, existe O JEITO CERTOde fazer qualquer coisa, a tendência é que, antes mesmo de ouvir o que a pessoa pretende falar, começamos a procurar argumentos para defender o nosso pensamento. 

É difícil mudar um pensamento que temos como certo na nossa cabeça, mas é possível e faz muito bem. E mesmo que não mude, conhecer outro jeito de pensar faz mais bem ainda.

Era um assunto simples: escovar os dentes.  E eu nunca tinha pensado de outra maneira sobre o assunto. E assuntos mais relevantes, como por exemplo, política, será que você já tentou entender alguém com opinião diferente da sua?

Depois daquele dia, continuei escovando os dentes antes e depois. Mas a diferença de antes daquele dia para desde então, é que agora eu sei que até sobre ESCOVAR OS DENTES existem pensamentos diferentes do meu. E sei que não precisa existir necessariamente um jeito certo ou melhor. Podem existir duas opiniões verdadeiras, mas a gente só chega nessa conclusão quando estamos dispostos a ouvir.

E você, escova antes ou depois?



2 comentários:

  1. Eu escovo depois, mas se você escovar antes não tem problema!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso que eu disse no texto! Parabéns, você entendeu! Hahaha, idiota

      Excluir