3 de março de 2016

Conheça uma mulher: Lili Elbe | A Garota Dinamarquesa


Como vocês sabem, aqui no blog está rolando a série Conheça uma mulher. Ao longo de oito semanas eu pretendo vou postar sobre oito mulheres que talvez vocês não conheçam e que eu acho que seria interessante conhecer ☺

Essa semana eu fui assistir o filme A Garota Dinamarquesa, que conta a história de Lili Elbe, a primeira mulher trans a fazer uma cirurgia de mudança de sexo, então, o post dessa semana é meio dois em um: falando sobre Lili Elbe e também sobre o filme (tentando não dar spoilers)


Nunca tinha ouvido falar da Lili Elbe, até ver o trailer de A Garota Dinamarquesa. Eu quis MUITO ver o filme depois de assistir o trailer, achei extremamente interessante e emocionante.

Lili Elbe nasceu Einar Wegener, em 28 de setembro de 1882. Antes de ser Lili, Einar era um pintor famoso na Dinamarca e era casado com a ilustradora Gerda Wegener. 

Lili "nasce" por acaso. Num dia em que Gerda precisava terminar um quadro, mas a modelo não havia chegado, ela pediu que Einar colocasse as meias, o sapato, e segurasse o vestido. Naquele momento, Einar se sentiu totalmente diferente. Ele se identificou de uma forma com a situação, que foi como se sentisse outra pessoa. 


Cena do filme A Garota Dinamarquesa
Reprodução: obaratodefloripa.com.br

A partir daí, ele começou gradualmente a se vestir cada vez mais com roupas femininas, passou a usar maquiagem e a deixar o cabelo crescer.

A relação entre Einar, (que já não se sentia mais Einar, e sim, Lili) e Gerda começa a mudar, por que ele simplesmente não consegue mais trazer Einar de volta, chegando até a abandonar a pintura e tudo que pertencesse, de alguma forma, a Einar. Mesmo assim, Gerda fez vários quadros de Lili, o que a tornou uma ilustradora famosa.

Pelo o que li, o filme é uma versão mais romântica do que aconteceu, mas mesmo assim, não posso deixar de falar que admirei muito a postura de Gerda. Ela era uma mulher bastante avançada para o seu tempo, e, mesmo sofrendo por perder seu marido, apoiou Lili, até quando ela decidiu fazer a cirurgia de redesignação de gênero, que era bastante arriscada e nunca antes tinha sido feita.


Os verdadeiros Gerda e Einar.
Reprodução: heloisamarra.com

No ano de 1930, Lili começou o processo com as várias cirurgias para se tornar uma mulher "completa"*, como ela diz no filme. 

A atuação de Eddie Reymander é indescritível! É perfeita, dá para enxergar a Lili nele. Alicia Vikander não fica atrás, o Oscar de Atriz Coadjuvante foi merecido.

Assista o trailer do filme:




Acho que o filme é uma belíssima forma de demonstrar a transexualidade da forma como ela é, de nos ajudar a entender, também, e principalmente, respeitar. Com certeza, é um filme que recomendo ☺

O filme foi baseado no diário de Lili, que se chama Man Into Woman e inspira, até hoje, o movimento transexual.


* nem toda mulher transexual passa pela cirurgia de redesignação sexual.

Criei um formulário para saber o que vocês estão achando da série, e vocês iam me ajudar imensamente respondendo! É rapidinho, só clicar aqui. Para ver outros posts da série Conheça uma mulher, é só clicar no marcador #conheçaumamulher no fim desse post ou lá no fim da página.


Referências para o post: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/02/estilo/1451748884_931165.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lili_Elbe
http://www.heloisamarra.com/home/blitz/50245-einer.html

Ambos acessados no dia 02/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário