8 de setembro de 2015

O que é ser "alguém" num mundo de aparências?

A Mulan é a minha "princesa" preferida! <3

Eu penso bastante, às vezes acho que penso mais do que eu devia. Na verdade, tem tanto problema nesse mundo, que, se você for parar pra pensar, não dá pra ficar feliz. A ignorância também pode ser uma dádiva.

Nós vivemos num mundo de aparências. Sempre vivemos, mas com as redes sociais, acho que isso aumentou de tal forma que perdemos o controle.

Você pode entrar no instagram ou no facebook de qualquer pessoa, inclusive no meu, e o que você vai ver é uma vida maravilhosa acompanhada de legendas calculadamente pensadas pra combinar com as fotos e com as pessoas que estão nas fotos, além, é claro, do cuidado que existe com a postagem das fotos: algumas com amigos, algumas selfies, algumas paisagens. Pra não ficar exagerado. Por que as redes sociais tem um exclusivo motivo: se mostrar e mostrar todo o lado bom da sua vida.

Acontece que a gente sabe como é a nossa vida de verdade. Como a gente é de verdade. Mas nós não sabemos como os outros são. Quantas vezes você, apenas pelo insta de alguém, deduziu como a pessoa é? "Ela parece ser legal" "Ele saí muito, né? Todo fim de semana posta uma foto diferente"

E nisso, inconscientemente, fica pronto o MODELO DE VIDA IDEAL™, que é sair um número razoável de vezes num mês pra lugares legais, acompanhado, de preferência dos mesmos amigos que você sempre sai que é pra ninguém desconfiar da força dessa amizade. Tudo isso bem vestido, não pode repetir roupa por que isso não faz parte do MODELO DE VIDA IDEAL™. Mas a parte principal, que você não pode esquecer de forma alguma são AS FOTOS, pelo amor de Deus. Senão, não tem motivo pra você fazer tudo isso.

Sim, por que, ultimamente, não há nada que nós façamos, que não mostramos. Por que é aí que tá a graça.

Não quero dizer que todo mundo que faz tudo isso faz única e exclusivamente com o intuito de mostrar e não de se divertir. Mas o fato é que esse estilo de vida vira sinônimo de diversão, e aí todo mundo passa a desejar esse MODELO DE VIDA IDEAL™, porque parece que a gente precisa disso pra ser feliz, pra ser "alguém".

E, dessa forma, viramos os tijolos dessa construção que é esse tal mundo de aparências. 

Ficamos tão perdidos em mostrarmos quem nós queremos ser, que esquecemos quem realmente somos.

Da próxima vez que você sair, pense: "Vai ser legal mesmo que eu não tire nenhuma foto só pra postar, não grave nenhum snap?" Provavelmente, vai, e você vai conseguir aproveitar muito mais o momento. Eu também me incluo nesse desafio. 

Acho que todo mundo gosta de curtidas, são um verdadeiro alimento pro ego. A gente só tem que tomar cuidado com o quanto a "nossa imagem" importa. Por que, realmente, é só imagem. E o que você é por dentro?


 "O essencial é invisível aos olhos."
Antoine de Saint-Exupéry, 1943



Ane Cristina

6 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto. Vivemos num tempo em que a exposição está muito grande, cada vez mais as pessoas querem passar uma imagem legal, que na maioria das vezes nem é real, pra se sentir melhor consigo mesmo.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia! Fico feliz que tenha gostado :-)
      Sim.. cabe a nós reparar para que não façamos igual sem perceber, né?
      Beijo!!

      Excluir
  2. Desvantagens de ser um ser pensante. Nossa mente começa a trabalhar incansavelmente.
    No final, queria ser apenas mais um desses seres movidos pela sociedade, sem me importar com devaneios. Ás vezes, pesa fazer analises internas com frequencia ._.
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes eu também tenho vontade de ser assim. Mas passa (ainda bem) Hahaha.

      Excluir
  3. Gostei bastante do texto migs ❤️❤️

    ResponderExcluir