26 de setembro de 2015

Alguns motivos para você ouvir mais música nacional

Tem muita gente que não escuta música nacional, por que não gosta, por que não conhece, entre outros motivos que não são suficientemente superiores aos motivos que serão apresentados nesse texto

1.Pitty



Uma foto publicada por PITTY (@pittyleone) em

Antes de tudo, a Pitty é uma pessoa foda. Isso se reflete nas suas composições, que são fodas como ela. Meu álbum preferido  é Admirável Chip Novo (2003), que tem várias músicas que pra pensar, como "Máscaras", "Teto de Vidro" e, claro, "Admirável Chip Novo". São músicas atemporais, que tem como tema a sociedade, comportamento, o que somos. Todas deram um insight, algo que me fez pensar: "Nossa". Atualmente, a Pitty está em Turnê com o álbum Setevidas (2014) com algumas composições, como "A Massa", que me fazem lembrar do álbum Admirável Chip Novo. E dá pra perceber que a cantora conseguiu amadurecer e melhorar tudo o que ela já pensava há 10 anos atrás. Acho que não dá para não amadurecer e melhorar junto com ela, percebendo como as coisas são, através de suas músicas.

Eu sei que todo mundo conhece essa música, mas esse vídeo ficou tão maravilhoso que eu tive que colocar nesse post. É de arrepiar do começo ao fim.


Uma observação final: Não dá nem pra pensar coisas como "Olha que composições diferentes, não falam sobre coisas fúteis ou sobre romances bobos", por que quando a Pitty canta sobre relacionamentos (Como, "Na sua Estante, ou "Equalize"), ela consegue ser mais foda ainda. Resumindo: vocês têm que ouvir.

2. Nando Reis


Uma foto publicada por Ane Cristina (@anecristina_) em
Foto do dia 25/fev, no Projeto Sala de Estar do SESC Pompeia com o Nando. Ele entrou fumando no ambiente fechado, também disse que o teatro era uma bosta (o teatro era meio "estranho", mesmo). E conseguiu arrepiar em várias canções. Saí do show querendo ir em outro. ♥


Ex integrante dos Titãs, atualmente o Nando Reis segue carreira solo acompanhado da banda "Os infernais". Tem tanta música boa do Nando que eu nem sei quais listar aqui. Desde músicas mais antigas como "Marvin","All Star", "Luz dos Olhos", como mais recentes como "De Janeiro a Janeiro". A maioria das músicas do Nando que eu gosto falam sobre amor. (Awnn) Mas a verdade é que são composições tão verdadeiras, e que falam de uma forma tão bonita sobre o que ele sente, que não dá para não gostar e sentir vontade de sentir tudo da mesma forma, na mesma proporção. Ou seja: Quando Nando Reis começar a fazer sentido pra você, nada mais adianta.

Uma das músicas que exemplificam isso:



SEI, EU SEI!!! <3

Bônus: O Nando tem cinco filhos. Um deles é o Sebastião, que é um grande amor platônico. O mundo é bão, mas o Sebastião é melhor.



Uma foto publicada por @sebareis13 em


3. Skank


Uma foto publicada por Skank (@skankoficial) em

Skank tem uma característica que eu estranho: Não dá pra enjoar das músicas. Mesmo. Não importa quantas vezes eu escute, elas continuam sendo boas. E as músicas são pra pensar, pra cantar, chorar, dançar, todas ao mesmo tempo. Meu amor por Skank não tá escrito! Algumas músicas como "Vou Deixar", "Vamos Fugir", "Uma Partida de Futebol" são nostálgicas e por mais que você não tenha escutado recentemente, você sabe qual é. 
Por que não precisa ser brasileiro pra conhecer Skank. Mas se você é, você conhece.
E se puderem, devem conhecer ainda mais.




4. Tiago Iorc

Uma foto publicada por TIAGO IORC (@tiagoiorc) em

Eu já tinha escutado as músicas do Tiago em inglês, mas confesso que prefiro o último álbum dele, Troco Likes, que é quase inteiro em português (só tem uma música em inglês). Ouvir Tiago Iorc me faz pensar se as pessoas que dizem que não existem música nacional de qualidade já ao menos procuraram. Por que as composições são tão lindas, melodias igualmente amáveis, e, mais uma vez, letras que tocam. Mais do que "fazer pensar". São letras que me fazem querer ter sentimentos bons. 
Algumas coisas não dá pra explicar, só ouvindo mesmo.


Ah! Se a beleza mora no olhar, no meu você chegou e resolveu ficar


Bom, se nada disso for suficiente para vocês ouvirem Tiago Iorc, aqui estão mais uns motivos:

Uma foto publicada por TIAGO IORC (@tiagoiorc) em



Ele é lindo até fazendo careta!!

5. 5 a seco


Uma foto publicada por 5 a Seco (@5aseco) em

Comecei a ouvir 5 a seco recentemente e foi uma daquelas bandas que eu senti tristeza por não ter começado a ouvir antes. São letras simples e ao mesmo tempo tão bonitas, é impossível não gostar. (sério) 

Aliás, fica aqui uma aposta. Du-vi-do que alguém escute "Pra Você Dar o Nome" e consiga não gostar:





6. Supercombo



Eu sou mais uma que conheceu Supercombo quando eles apareceram no Superstar, programa da Globo, onde a banda vencedora ganha um contrato com a Som Livre, quinhentos mil reais e um carro. Eu tinha certeza que a Supercombo ia ganhar, só pela apresentação de estreia com "Piloto Automático". Infelizmente, a banda não venceu o programa, mas conseguiu divulgar para mais pessoas o trabalho maravilhoso, com algumas músicas que eu acho bem realistas, como Amianto e Sol da Manhã.



Aviso: em caso de bad, não escutar essa música.

Mais alguns motivos

Cássia Eller, Charlie Brown, Cícero, A Banda Mais Bonita da Cidade, Elis Regina, Legião Urbana, Maria Gadu, Lulu Santos, Ivete Sangalo, Tiê, Soulstripper, Mamonas Assassinas, Raimundos, Los Hermanos, Sandy&Junior, Caetano Veloso, Chitãozinho e Xororó, Paralamas do Sucesso, Banda Eva, Wesley Safadão, (insira as outros cantores/bandas que vocês lembrarem aqui)

Por que a gente se identifica mais com uma letra só por ela ser cantada no mesmo idioma que a gente fala diariamente. Faz mais sentido, toca mais, arrepia mais.

Cada música que a gente escuta tem uma história, cada história dessas, ao ser ouvida, fica com a gente. Como se a gente tivesse sofrido pela Anna Júlia, como se tivéssemos tido um romance como o do Eduardo e da Mônica.

Então, se você não escuta muita música nacional, dá tempo de mudar isso. Você não faz ideia do tanto de história boa esperando pra ser ouvida que tá perdendo.




2 comentários:

  1. Adoro música nacional!!! Acrescentaria Raul Seixas, Léo Jaime, Peninha, Jair Rodrigues, Paula Toller...vixi, tem muita coisa boa, né???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, Marcinha! MUITA coisa maravilhosa <3

      Excluir